Estudos Integrados de Reservatórios

Integração entre reservatórios e sistemas de produção.

Coordenador: 
Alessandra Davólio Gomes – UNICAMP/CEPETRO – davolio@unicamp.br

Responsável Técnico:
Daniel Mauricio Rojas Caro – UNICAMP/CEPETRO – dcaro@unicamp.br

Pesquisadores:
Saad Allahham (Pesquisador/Pós-Doctorado) – UNICAMP/CEPETRO – allahham@unicamp.br

Estudantes:
Felipe Mota (MSc. student) – UNICAMP/School of Mechanical Engineering – felipe.mota@aspentech.com

 

Descrição:

O foco desta linha de pesquisa (RL, do inglês Research Line) é aproveitar o conhecimento e as técnicas desenvolvidas nas outras RLs para propor soluções integradas. Todas as atividades têm a simulação de reservatórios como a ferramenta de integração e um conjunto de dados comum para desenvolver as soluções
integradas. Os objetivos finais são (1) melhorar a compreensão do comportamento dinâmico e da conectividade do reservatório e (2) desenvolver metodologias para aprimorar práticas de gerenciamento de reservatórios baseadas em modelos.

A RL4 é dividida em dois subprojetos de pesquisa (SP): (1) SP1 – Modelagem integrada estático-dinâmica de reservatórios do pré-sal, transferência de escala e simulação de fluxo (integração entre RL1 e RL 3); e (2) SP2 – Integração entre reservatórios e sistemas de produção (integração entre RL1 e RL2). Os objetivos da RL4 são: (1) construir um benchmark que represente os desafios de campos do pré-sal; (2) desenvolver fluxos de trabalho para integrar eficientemente modelos estáticos e dinâmicos (abordagem multi-escala); (3) avaliar o impacto das incertezas modeladas na produção do reservatório; e (4) estimar o impacto de sistemas de produção no desempenho do reservatório.