EPIC - Centro de Inovação em Produção de Energia
Nos primeiros cinco anos (de um total previsto de dez anos), nossas atividades têm como foco a pesquisa em exploração e produção (E&P) de petróleo, a serem desenvolvidas de acordo com três linhas principais:
RL1. Gerenciamento de Reservatórios: otimização da produção utilizando modelos de simulação de reservatórios;
RL2. Elevação Artificial e Garantia de Escoamento: otimização da produção a partir de elevação artificial e garantia de escoamento;
RL3. Caracterização de Reservatórios: geologia de reservatórios de carbonato do pré-sal.
Para isso, contamos com uma equipe multidisciplinar de 13 professores e 34 pesquisadores da Unicamp (Faculdade de Engenharia Mecânica, Instituto de Geociências, Instituto de Computação, Faculdade de Engenharia Civil, Faculdade de Tecnologia, e Centro de Estudos do Petróleo) e USP (Escola Politécnica) para liderar as atividades de pesquisa e orientar a formação de alunos.
Acreditamos que a parceria entre a universidade e a indústria seja fundamental para o desenvolvimento de soluções aplicadas. Assim, a Unicamp e a Equinor atuam de forma colaborativa, buscando a integração da experiência dos desafios operacionais e das pesquisas acadêmicas, gerando soluções de alta qualidade e impacto.
Conheça nossa história
O Centro de Inovação em Produção de Energia (EPIC) foi o resultado de um edital em 2017 da FAPESP-Equinor para a criação de um centro de pesquisa de engenharia em gestão de reservatórios e produção de campos de petróleo e gás.
Nós iniciamos nossas atividades em fevereiro de 2019, na Universidade de Campinas (Unicamp), que abriga cursos de pós-graduação em engenharia de petróleo e geologia há mais de trinta anos.
O EPIC foi projetado para desenvolver soluções inovadoras para a otimização e gestão da produção de petróleo, buscando aumentar a eficiência, o controle e a automação da recuperação e exploração de recursos de petróleo e gás nos campos offshore brasileiros.
Nossa abordagem é: com processos e máquinas mais eficientes, aumentar a recuperação com menor consumo de energia e, consequentemente, menores emissões de carbono. A magnitude dos recursos petrolíferos para a economia brasileira e paulista é muito significativa.
Na primeira conferência anual realizada na Unicamp, em novembro de 2019, especialistas internacionais convidados avaliaram planos de trabalho, sugeriram direções e manifestaram seu entusiasmo pela cooperação com o EPIC.
A Equinor tem a ambição de ter a intensidade de emissões de carbono provenientes da sua energia produzida, considerando desde a produção até o consumo, sejam menos da metade em 2050 comparadas as de 2020. Globalmente se espera atingir operações neutras em carbono até 2030.
A parceria com o EPIC pode colaborar com pesquisas e desenvolvimento de tecnologias e soluções que suportem as ambições de aumento da eficiência energética. Um outro importante passo é acelerar a descarbonização, e para isso a Equinor conta com a parceria com a UNICAMP no desenvolvimento de competência com foco em CCUS (Captura e Armazenamento de Carbono), onde foi estabelecida a primeira disciplina sobre o tema na pós-graduação da Faculdade de Engenharia Mecânica.
Além disso, melhorar a eficiência dos processos, a diversificação e a integração dos sistemas de produção de energia são estratégias importantes para reduzir as emissões de carbono. Por essa razão, o escopo do EPIC foi ampliado desde o início, para englobar pesquisa e inovação na área de Energia e Recursos Naturais.
Conheça nossas linhas de pesquisa

RL1 - Gerenciamento de Reservatório
Otimização da produção de petróleo por modelos de simulação numérica de reservatórios.
SAIBA MAIS
RL2 - Elevação Artificial e Garantia de Escoamento
Otimização da produção - elevação artificial e garantia de escoamento em BCS.
SAIBA MAIS
RL3 – Caracterização de Reservatórios
Caracterização e modelagem geológica de reservatório carbonático do pré-sal brasileiro.
SAIBA MAIS